22 de Setembro – Dia Mundial Sem Carro



Vale a reflexão! Neste dia 22 de setembro, em todo o mundo serão realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. Esta data é reconhecida internacionalmente por estimular o debate e a reflexão sobre a dependência da população em relação aos veículos automotores, ao mesmo tempo em que propõe uso de meios de transportes alternativos para a locomoção nos centros urbanos. Tudo é válido: bicicletas, skates, veículos coletivos ou até mesmo as próprias pernas.

A sustentabilidade ambiental em todo o planeta e a qualidade de vida de mais de sete bilhões de seres humanos depende de atitudes ecologicamente corretas, como esta bela iniciativa.

Dá de levar a sério? Para a surpresa geral dos munícipes de Garopaba, uma faixa foi estendida sobre a principal rua do município, a João Orestes de Araújo, afirmando que a prefeitura apoia esta iniciativa internacional – 22/09: DIA MUNDIAL SEM CARRO. Esperamos todos que esta faixa não seja tão somente mais uma ironia oportunista que afronte a inteligência coletiva e que se prevaleça sobre a inocência dos mais incautos. Todos sabem que o pedestre tem sido a última das prioridades do município e, que Garopaba é pensada para automóveis. Esperamos, e o faremos sentados (pois assim cansa menos), que nesta tão celebrada data, a principal ciclofaixa da cidade, que foi convertida em estacionamento, seja reativada e volte a cumprir sua função de atender aos ciclistas. Também esperamos transporte coletivo de qualidade a um preço justo. Dia 22 de setembro pode ser uma oportunidade única para se rever contratos com empresas de ônibus que operam com veículos velhos e que cotidianamente deixam o usuário “mofando pacientemente” por quase uma hora nas desconfortáveis e insalubres paradas de ônibus. Todo dia pode ser dia sem carro, desde que existam condições e alternativas para isso. Educa-se pelo exemplo, o resto é demagogia e oportunismo. BOM DIA MUNDIAL SEM CARROS PARA TODOS!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ÔNIBUS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PARA UNS SIM E PARA OUTROS NÃO?

VERDADE, VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL, SOBRE A CERVEJA.