Pular para o conteúdo principal

22 de Setembro – Dia Mundial Sem Carro



Vale a reflexão! Neste dia 22 de setembro, em todo o mundo serão realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. Esta data é reconhecida internacionalmente por estimular o debate e a reflexão sobre a dependência da população em relação aos veículos automotores, ao mesmo tempo em que propõe uso de meios de transportes alternativos para a locomoção nos centros urbanos. Tudo é válido: bicicletas, skates, veículos coletivos ou até mesmo as próprias pernas.

A sustentabilidade ambiental em todo o planeta e a qualidade de vida de mais de sete bilhões de seres humanos depende de atitudes ecologicamente corretas, como esta bela iniciativa.

Dá de levar a sério? Para a surpresa geral dos munícipes de Garopaba, uma faixa foi estendida sobre a principal rua do município, a João Orestes de Araújo, afirmando que a prefeitura apoia esta iniciativa internacional – 22/09: DIA MUNDIAL SEM CARRO. Esperamos todos que esta faixa não seja tão somente mais uma ironia oportunista que afronte a inteligência coletiva e que se prevaleça sobre a inocência dos mais incautos. Todos sabem que o pedestre tem sido a última das prioridades do município e, que Garopaba é pensada para automóveis. Esperamos, e o faremos sentados (pois assim cansa menos), que nesta tão celebrada data, a principal ciclofaixa da cidade, que foi convertida em estacionamento, seja reativada e volte a cumprir sua função de atender aos ciclistas. Também esperamos transporte coletivo de qualidade a um preço justo. Dia 22 de setembro pode ser uma oportunidade única para se rever contratos com empresas de ônibus que operam com veículos velhos e que cotidianamente deixam o usuário “mofando pacientemente” por quase uma hora nas desconfortáveis e insalubres paradas de ônibus. Todo dia pode ser dia sem carro, desde que existam condições e alternativas para isso. Educa-se pelo exemplo, o resto é demagogia e oportunismo. BOM DIA MUNDIAL SEM CARROS PARA TODOS!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ÔNIBUS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PARA UNS SIM E PARA OUTROS NÃO?

Os estudantes de Garopaba, que precisam utilizar o transporte escolar  no período noturno com destino a Universidade Federal de Santa  Catarina (UFSC) em Florianópolis, estão indignados. E com toda a  razão. Enquanto a prefeitura disponibiliza GRATUITAMENTE cinco ônibus  diários para uma universidade privada situada em Tubarão (UNISUL) não  é capaz de disponibilizar transporte gratuito no mesmo período para a  universidade federal (pública) situada em Florianópolis. A distância  entre Garopaba e Tubarão ou Garopaba e Florianópolis são os mesmo 80  quilômetros. Por que será que a Prefeitura municipal por intermédio de  sua secretaria de educação fornece cinco ônibus de graça para os  estudantes da UNISUL e disponibiliza um único ônibus para os estudantes da UFSC, cobrando uma taxa de R$ 135,00 por mês? Este  ônibus é privado? E tem mais: este único ônibus com destino a  Florianópolis tem mais buracos que um queijo suíço e em dias de chuva  a alunada sofre com as goteiras. Dá até pra

VERDADE, VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL, SOBRE A CERVEJA.

1. A CERVEJA MATA? Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas. 2. A BEBIDA ENVELHECE? Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma ideia, se você  deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos. 3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA? Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas e psiquiatras entrevistados preferem uísque. 4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO? Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar  em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga. 5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXO

PRA DESCONTRAIR: Fio Dental o Simbolo da Democracia

Dizem que o fio dental é o maior símbolo da democracia   Por quê? - Separa a esquerda da direita. - Protege o centro. - Faz mudar o ponto de vista de cada um. - Põe o povo todo a olhar para o mesmo objetivo.