Pular para o conteúdo principal

A Coisa Tá Feia - Liminar afasta dois servidores públicos de compras e licitações em Garopaba

Foto: Charles Guerra
Dois servidores da Prefeitura de Garopaba serão afastados imediatamente dos seus cargos relacionados com a área de compras e licitações do município. A medida liminar contra Leandro Izaldo Silva e de Rafael de Souza foi obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e divulgada hoje (27).
Ocupando funções de chefia no setor de licitação, juntos os servidores prestavam consultoria para empresas que participaram e venceram concorrências públicas de Garopaba, em especial ligadas a seus parentes. Além do afastamento, também foi determinado o bloqueio de bens dos dois servidores e do prefeito Paulo Sérgio de Araújo, que mesmo ciente da situação irregular não tomou providências e manteve os servidores comissionados no cargo ao assumir a administração do Município a partir de 2013.
A ação civil pública por ato de improbidade administrativa, na qual foi concedida a medida liminar, ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Garopaba, destaca que Rafael foi um dos doadores da campanha eleitoral que reelegeu o Prefeito em 2016. Na ação, a Promotora de Justiça, Mirela Dutra Alberton, relata que, em 2010, Leandro e Rafael abriram uma empresa de consultoria voltada ao apoio administrativo e assessoramento de outras empresas para participação em licitações.
“Tal fato, por si só, já seria suficiente para macular os princípios da administração pública, violando especialmente os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, já que atuaram na empresa sem se afastarem de seus cargos públicos”, ressalta Mirela.
Mais grave, aponta a promotora, é o fato de várias licitações entre 2010 e 2015 terem sido vencidas por empresas ligadas a parentes dos dois servidores públicos: três licitações foram vencidas pela empresa do pai de Rafael e outras cinco pela empresa pertencente ao sogro e à esposa de Leandro. Conforme apurou o MPSC, ambas as empresas eram diretamente assessoradas pelos dois servidores em exercício.
“O Ministério Público está convencido de que as condutas descritas atentaram contra os princípios da administração pública e causaram dano ao erário, já que os requeridos Leandro Izaldo Silva e Rafael de Souza promoveram o indevido apoio e assessoramento de empresas privadas pertencentes a familiares aproveitando-se do know-how obtido com suas funções públicas – no setor de compras e licitações do município de Garopaba -, das quais não se afastaram momento algum, tudo sob agasalho do requerido Paulo Sérgio de Araújo”, conclui a promotora
Assim, a fim de evitar a dilapidação do patrimônio dos réus e garantir o ressarcimento do erário caso a ação seja julgada procedente e de impedir que Leandro e Rafael continuem a praticar atos ímprobos, a Promotoria de Justiça requereu na ação a medida liminar para o bloqueio dos bens, até o valor R$ 150 mil, e o afastamento dos servidores dos cargos ligados à área de licitações da Prefeitura de Garopaba. Ambos os pedidos foram deferidos pelo Juízo da Comarca de Garopaba. A decisão é passível de recurso.

Fonte 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÔNIBUS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PARA UNS SIM E PARA OUTROS NÃO?

Os estudantes de Garopaba, que precisam utilizar o transporte escolar  no período noturno com destino a Universidade Federal de Santa  Catarina (UFSC) em Florianópolis, estão indignados. E com toda a  razão. Enquanto a prefeitura disponibiliza GRATUITAMENTE cinco ônibus  diários para uma universidade privada situada em Tubarão (UNISUL) não  é capaz de disponibilizar transporte gratuito no mesmo período para a  universidade federal (pública) situada em Florianópolis. A distância  entre Garopaba e Tubarão ou Garopaba e Florianópolis são os mesmo 80  quilômetros. Por que será que a Prefeitura municipal por intermédio de  sua secretaria de educação fornece cinco ônibus de graça para os  estudantes da UNISUL e disponibiliza um único ônibus para os estudantes da UFSC, cobrando uma taxa de R$ 135,00 por mês? Este  ônibus é privado? E tem mais: este único ônibus com destino a  Florianópolis tem mais buracos que um queijo suíço e em dias de chuva  a alunada sofre com as goteiras. Dá até pra

VERDADE, VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL, SOBRE A CERVEJA.

1. A CERVEJA MATA? Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas. 2. A BEBIDA ENVELHECE? Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma ideia, se você  deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos. 3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA? Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas e psiquiatras entrevistados preferem uísque. 4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO? Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar  em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga. 5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXO

PRA DESCONTRAIR: Fio Dental o Simbolo da Democracia

Dizem que o fio dental é o maior símbolo da democracia   Por quê? - Separa a esquerda da direita. - Protege o centro. - Faz mudar o ponto de vista de cada um. - Põe o povo todo a olhar para o mesmo objetivo.