GAROPABA: O CAOS NA SAÚDE É AQUI


O Direito à saúde é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado apenas oferecia atendimento à saúde para trabalhadores com carteira assinada e suas famílias, as outras pessoas tinham acesso a estes serviços como um favor e não como um direito. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado são repensadas e promover a saúde de todos passa a ser seu dever. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”. Constituição Federal de 1988, artigo 196.
Que a situação da saúde pública no município anda calamitosa, todos já sabemos. E não é de hoje. Alguns problemas já foram até matéria desse blog (veja: http://www.garopabaalerta.blogspot.com.br/2012/02/cidadao-publica-no-mural-do-facebook-da.html).
Há quem reclame da escassez de médicos, há outros que se queixam da falta de medicamentos de uso contínuo. Mas não pára por aí. Uma área que tem tratamento precário é a marcação de exames através do SUS. Em Garopaba a situação anda bem ruim. A julgar pelo tamanho das filas de obtenção de fichas para a realização de exames laboratoriais, a quantidade de vagas disponibilizadas parece ser bem inferior ao da demanda existente. Chegamos ao cúmulo do ridículo: há pouco mais de uma semana, no centro, idosos e grávidas aguardavam sentados no chão a marcação de exames. Tem usuário do sistema chegando de madrugada para ter assistido um direito básico.
Na última campanha eleitoral não faltaram promessas. Mas qual é a triste realidade de Garopaba? Apesar de tantas promessas, continuamos com um posto central deficiente, sem hospital, sem maternidade e sem UPA. Um verdadeiro “Deus nos acuda”. Como justificar?
Curriculum Vitae é o mínimo que se pode exigir para quem ocupa um cargo de Secretário de Saúde, de tamanha importância que é o referido cargo para o bem estar social dos garopabenses.
Infelizmente não é assim que pensa a cúpula pemedebista/pessedista encabeçada pelo generoso marido e prefeito Luiz Nestor, que empossou a primeira dama no cargo. Por que não destinar um cargo tão importante para alguém com perfil técnico, com formação na área, tal como médico, enfermeiro, fisioterapeuta ou dentista? Só mesmo quem depende da saúde pública sabe o quanto ela está deixando a desejar.
DO JEITO QUE ESTÁ NÃO PODE CONTINUAR!

Comentários

  1. Concordo plenamente quando este blog diz da tamanha importância que é ter no cargo uma pessoa com capacidade técnica. Porém, só faço uma ressalva, o ocupante deste cargo deve ser um administrador preferencialmente, pois na maioria das vezes um profissional de saúde, sabe muito da sua área de formação, más não tem capacidade de administrar, principalmente gerencias pessoas e recursos. Deve sim o administrador se cercar dos profissionais da saúde para ver onde está a raiz do problema e assim poder conduzir o processo de bem administrar.

    ResponderExcluir
  2. B.dia, concordo plenamente com comentario ai d cima, acho ate q o colocou. Mas realmente nem sempre 1 tecnico e bom administrador...mas o pior de tudo e q o Prefeito colocou sua MULHER COMO SECRETARIA DE SAUDE...isto e 1 absurdo em qualquer epoca e muito mais em ANO DE ELEIÇÕES...o q vai ocorrer com isto...muita gente vai ser preterida e outros vao passar na frente em exames consultas etc...conheço muito bem como funciona a SAUDE EM GAROPABA...a UNICA SEC. DE SAUDE Q COLOCOU A CASA EM ORDEM FOI A SEC. TATIANE...os anteriores e posteriores somente estragaram a SAUDE EM GAROPABA...estive ai e vi com meus proprios olhos e quase chorei qdo. vi o q fizeram com a ORGANIZAÇÃO Q FOI IMPRIMIDA PELA SRA.TATIANE...mas os POLITICOS OS INTERESSES PESSSOAIS E DE GRUPOS DESTA ADMINISTRAÇÃO VALEM MAIS Q A VIDA DOS MORADORES GAUCHOS E NATIVOS DE GAROPABA. Digo isto porque fui Cons.Mun.de Saude por 3 anos e meio e sei como era c/Sec.Sergio, Marquito e posteriormente c/Targino...foram uma CALAMIDADE...o POVO PARECE Q ESQUECE...- jader martins.-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom vc esta falando isto com certeza vc é do contra porque esta tudo bem bem, as x falta alguma coisa mais é complicado atndr a todos va para outra cidade que vc vai pedir para a tatiane administrar para vc ve se ela consegue agradec=ça ainda por termos este posto que nos serve todosos dias

      Excluir
    2. Só as vezes falta alguma coisa? você com certeza não usa o posto ou gosta de fazer piada!

      Excluir
  3. A qualidade do serviço prestado é a cara de quem o gerencia.

    ResponderExcluir
  4. É frequente a queixa dos usuários do serviço na seguintes situações:

    1 - Ao procurar o setor marcação de consulta com especialistas (oftamologista, dermatologistas entre outros), os servidores publicos orientam a população a procurar a Gabriela (responsável pelo setor de marcação) para que a mesma forneça agendamento em clinicas particulares pelo valor de R$ 45,00 reais. A desculpa é que o agendamento está demorando a ocorrer e com isso se ausentam da responsabilidade em garantir o acesso aos serviços (estabelecer convenios) e a contratação dos profissionais, particulatizando o serviço e privatizando o SUS enquanto política pública.
    2 - Alguns médicos do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) se recusam a fazer as visitas domiciliares, ficando a cardo das enfermeiras inclusive no fornecimento de receitas e orientações de responsabilidade médica aos pacientes. A visita principalmente é feita esporadicamente à pacientes acamados.
    3- Os idosos não estão sendo olhados e tendo seu direito garantido, conforme o Estatuto do Idoso, tendo que ir para as filhas de distribuição das consultas na madrugada para ter acesso, como podem averiguar todos os dias. O SUS enquanto politica publica de saúde já modificou a lógica de distribuição de fichas, porém o munípio encontra-se ainda no século XIX, no método de entender e garantir o acesso ao direito. (entendem como caridade). Fornecendo apenas 15 fichas por dia.
    A situação em diversas áreas está de fato lamentável.

    ResponderExcluir
  5. prezado editor, fiz 1 comentario e coloquei, mas nao esta aparecendo na tela, poderia o amigo verificar onde foi parar por favor.- jader martins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jader não apareceu nenhum outro comentário seu, por favor faça o referido comentário novamente e ao enviar se identifique ou seja não faça como anônimo, use a sua conta Google, teremos o maior prazer em publicar.

      Excluir
  6. tb postei mais infelizmente ele não foi publicado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ÔNIBUS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PARA UNS SIM E PARA OUTROS NÃO?

VERDADE, VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL, SOBRE A CERVEJA.