PRAIA CENTRAL: FATMA REGISTRA PONTO IMPRÓPRIO PARA BANHO


De acordo com o relatório de balneabilidade da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) nº 04, publicado dia 11/01/2013, a praia central de Garopaba apresenta um ponto impróprio para banho, de acordo com amostra coletada dia 08/01/2013. O ponto em questão situa-se em frente à rua Lauro Müller (saiba mais em http://www.fatma.sc.gov.br/laboratorio/relatorio_balneabilidade2.php?ficha=999&d1=&dataFicha=&simplificado=1&where=where(registros.DATA%3C=). Os resultados da análise das amostras coletadas pelos técnicos da FATMA revelam que 50 pontos estão impróprios no Estado – mais de 25% do total monitorado. O destaque positivo coube aos municípios de Imbituba e Jaguaruna, nos quais todos os pontos monitorados encontram-se em condições próprias para banho.
Segundo a FATMA, o relatório apresentado atende à resolução CONAMA 274/2000 que, em seu artigo 9º, diz que compete aos órgãos de controle ambiental a aplicação da resolução, cabendo-lhes a divulgação das condições das praias e dos balneários e a fiscalização para o cumprimento da legislação pertinente. Placas de balneabilidade: durante a semana o órgão ambiental realizou um esforço concentrado para reposição da placas de balneabilidade no litoral, em sua maioria alvo de vandalismo. A FATMA confeccionou mais de 80 placas, com custo superior a R$ 30 mil, infelizmente muitas destas duram poucos dias. Já foram registradas ou denunciadas a retirada de placas ou mesmo casos de adulteração na condição de balneabilidade em alguns pontos (fonte: www.fatma.sc.gov.br).
Hoje Garopaba assiste a degradação de um de seus maiores patrimônios naturais e trunfos turísticos: a praia central, apresentando sinais de poluição. A falta de educação (ou conscientização ambiental) de moradores e comerciantes que destinam parte dos resíduos de suas residências e/ou estabelecimentos comerciais ao rio que desemboca na praia associada à ausência de saneamento básico no município talvez explique esta situação lamentável. Aos olhares mais atentos, o crescimento desorganizado e acelerado do município, unido à inércia daqueles que têm poder para tomar medidas preventivas, fazem infelizmente da questão uma verdadeira “crônica de uma morte anunciada”. Existe vontade e, principalmente empenho político eficaz para reverter o quadro? A sociedade precisa de respostas e ações urgentes, pois é do interesse de toda a população.

Comentários

  1. Ótimo esclarecimento, o qual deve ser divulgado REITERADAMENTE até chegar aos ouvidos da administração pública responsável.
    Como o foco de todo o administrador é, além de manter o eleitor cativo, ARRECADAR, então fica a sugestão já feita de fiscalizar os sistemas de efluentes de TODAS (inclusive a minha) as residências e comércios notificando para adequarem-se em caso de estarem irregulares e, conforme procedimento legal, AUTUAREM por descumprimento.
    Ou seja, em bom português: MULTAREM ($$$), pois o bolso é o orgão mais sensível da população.

    ResponderExcluir
  2. Foi tocado no ponto certo "A falta de educação ou conscientização ambiental" do povo dessa cidade, que nunca pensou no amanhã. Isso tudo alidado a falta de vontade dos administradores que passaram pelo município nas últimas décadas. Lamentável amigos do Garopaba Alerta.

    ResponderExcluir
  3. A solusão é saneamento basico. Enquanto as ligações clandestinas não forem fechadas e a casan não se mecher para fazer o saneamento, o geito é o morador custurar a bunda pra não cagar mais. Assim não terá mais merda na praia nem surfe com côco!

    ResponderExcluir
  4. Povo mal educado, poder publico (prefeitura, casan, fatima, vigilancia sanitaria) que não ficalizam nada e quando alguem faz alguma denuncia como no ano passado o jornalista da radio frequencia fez ainda leva um murro na cara, então o resultado é esse muita merda na água que cheiro bom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ÔNIBUS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PARA UNS SIM E PARA OUTROS NÃO?

VERDADE, VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL, SOBRE A CERVEJA.