A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli
Salvatti, convenceu o ministro dos Transportes, César Borges, a
viabilizar a obra de construção de uma quarta faixa (pista) no trecho do
Morro dos Cavalos na duplicação da BR 101/Sul. Trata-se de uma obra
paliativa, enquanto não é emitido o licenciamento ambiental para a
construção do túnel no Morro dos Cavalos, devido às questões ambientais e
indígenas na região, um dos gargalos na conclusão da duplicação da
rodovia.
O edital será lançado na primeira quinzena de dezembro e as obras devem iniciar em fevereiro de 2014. A decisão foi anunciada em reunião entre os ministros César Borges do Transporte e Ideli Salvatti da Secretaria de Relações Institucionais, além do diretor geral do DNIT, Jorge Fraxe, nessa segunda-feira (18), em Brasília.
Segundo a ministra Ideli a decisão do Governo Federal é para desafogar o trânsito e evitar acidentes no trecho do Morro dos Cavalos.
“É uma obra pequena, de custo baixo (comparado com o investimento total da duplicação mais de R$ 2 bi), mas estratégica para Santa Cataria e para os estados vizinhos, uma vez que a BR 101 é um corredor de escoamento da produção e de integração com o Mercosul. Não podemos mais ter riscos de acidentes e atrasos na economia ”, disse a ministra.
O ministro dos Transportes, César Borges, assegurou que a construção da quarta faixa não necessitará de licenciamento ambiental.
“Enquanto não conseguimos ter a solução ideal, que é a construção do túnel, que pudesse permitir o rápido escoamento do tráfego da região, uma vez que a BR 101 está duplicada, mas nesse trecho não. Há um estreitamento do fluxo de veículos, que sai de um trecho duplicado para uma pista simples. Uma pista em aclive, onde a velocidade do tráfego é reduzida bastante, porque tem rampas de mais de 6% de inclinação. Para desafogar esse trânsito será feito o alargamento da pista construindo a quarta faixa”, disse o ministro César Borges.
O custo é de R$ 8 milhões. A quarta faixa será construída do 231,97 Km a 235,28 Km na BR 101/Sul, no sentido Sul/Grande Florianópolis. A ministra explica que por se tratar de Regime Diferenciado de Contração (RDC) o processo licitatório deve encerar em 45 dias. A expectativa é de início da obra a partir de fevereiro. O tempo de execução é de 40 a 50 dias.
Extraído do Blog do Moacir Pereira no DC
O edital será lançado na primeira quinzena de dezembro e as obras devem iniciar em fevereiro de 2014. A decisão foi anunciada em reunião entre os ministros César Borges do Transporte e Ideli Salvatti da Secretaria de Relações Institucionais, além do diretor geral do DNIT, Jorge Fraxe, nessa segunda-feira (18), em Brasília.
Segundo a ministra Ideli a decisão do Governo Federal é para desafogar o trânsito e evitar acidentes no trecho do Morro dos Cavalos.
“É uma obra pequena, de custo baixo (comparado com o investimento total da duplicação mais de R$ 2 bi), mas estratégica para Santa Cataria e para os estados vizinhos, uma vez que a BR 101 é um corredor de escoamento da produção e de integração com o Mercosul. Não podemos mais ter riscos de acidentes e atrasos na economia ”, disse a ministra.
O ministro dos Transportes, César Borges, assegurou que a construção da quarta faixa não necessitará de licenciamento ambiental.
“Enquanto não conseguimos ter a solução ideal, que é a construção do túnel, que pudesse permitir o rápido escoamento do tráfego da região, uma vez que a BR 101 está duplicada, mas nesse trecho não. Há um estreitamento do fluxo de veículos, que sai de um trecho duplicado para uma pista simples. Uma pista em aclive, onde a velocidade do tráfego é reduzida bastante, porque tem rampas de mais de 6% de inclinação. Para desafogar esse trânsito será feito o alargamento da pista construindo a quarta faixa”, disse o ministro César Borges.
O custo é de R$ 8 milhões. A quarta faixa será construída do 231,97 Km a 235,28 Km na BR 101/Sul, no sentido Sul/Grande Florianópolis. A ministra explica que por se tratar de Regime Diferenciado de Contração (RDC) o processo licitatório deve encerar em 45 dias. A expectativa é de início da obra a partir de fevereiro. O tempo de execução é de 40 a 50 dias.
Extraído do Blog do Moacir Pereira no DC
Comentários
Postar um comentário