Pular para o conteúdo principal

Não brinquem de meteorologistas


Por Claiton Selistre*

Todo mundo tem previsão do tempo: jornais impressos e online, rádios, Defesa Civil e TVs, onde, não raro, âncoras viraram estrelas e se vestem como se fossem a um grande show. Por isso, é de lamentar que final de semana não tenha havido um alerta à população do sul do Estado para o vendaval terrível que atingiu vários municípios, casou destruição e matou uma criança. E ainda na segunda-feira, cunharam a expressão "tsunami" meteorológico para descrever o fenômeno, deixando a população mais insegura ainda.

O sul já foi atingido uma vez por um furacão, o Catarina, que causo grande destruição e que está marcado para sempre na memória de todos. Na época, explicou-se que não havia condições de prevê-lo por falta de radares. A Defesa Civil instalou tempos depois um em Lontras, cuja capacidade de previsão é extremamente limitada. Outro está a caminhado, sabe-se para quando, também sem garantir de proteção total ao Estado.

Os meteorologistas, estudados ou improvisados que nos enchem de abobrinhas sobre o tempo diariamente, explicaram que não havia condições técnicas de prever o horror que o Sul viveu. Então, é melhor que sejam mais econômicos em seus espaços, de hoje em diante, com previsões mínimas e corriqueiras, sem dar a falsa impressão que estamos protegidos de algo que não podem prever.

*Claiton Selistre é jornalista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÔNIBUS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PARA UNS SIM E PARA OUTROS NÃO?

Os estudantes de Garopaba, que precisam utilizar o transporte escolar  no período noturno com destino a Universidade Federal de Santa  Catarina (UFSC) em Florianópolis, estão indignados. E com toda a  razão. Enquanto a prefeitura disponibiliza GRATUITAMENTE cinco ônibus  diários para uma universidade privada situada em Tubarão (UNISUL) não  é capaz de disponibilizar transporte gratuito no mesmo período para a  universidade federal (pública) situada em Florianópolis. A distância  entre Garopaba e Tubarão ou Garopaba e Florianópolis são os mesmo 80  quilômetros. Por que será que a Prefeitura municipal por intermédio de  sua secretaria de educação fornece cinco ônibus de graça para os  estudantes da UNISUL e disponibiliza um único ônibus para os estudantes da UFSC, cobrando uma taxa de R$ 135,00 por mês? Este  ônibus é privado? E tem mais: este único ônibus com destino a  Florianópolis tem mais buracos que um queijo suíço e em dias de chuva  a alunada sofre com as goteiras. Dá até pra

VERDADE, VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL, SOBRE A CERVEJA.

1. A CERVEJA MATA? Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas. 2. A BEBIDA ENVELHECE? Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma ideia, se você  deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos. 3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA? Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas e psiquiatras entrevistados preferem uísque. 4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO? Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar  em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga. 5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXO

PRA DESCONTRAIR: Fio Dental o Simbolo da Democracia

Dizem que o fio dental é o maior símbolo da democracia   Por quê? - Separa a esquerda da direita. - Protege o centro. - Faz mudar o ponto de vista de cada um. - Põe o povo todo a olhar para o mesmo objetivo.