Pular para o conteúdo principal

PRÉDIO DO NÚCLEO AVANÇADO DE ENSINO SUPLETIVO DE GAROPABA: DESCASO E ABANDONO.

O que vemos na foto é a materialização do descaso e a falta de zelo para com o prédio que por tantos anos abrigou o Núcleo Avançado de Ensino Supletivo de Garopaba (NAES) de ensino fundamental. Situado em área privilegiada, no centro da cidade em frente à escola estadual José Rodrigues Lopes, o prédio encontra-se sem uso e abandonado ao longo destes quase quatro anos da atual administração municipal.
Diante deste quadro lamentável, lemos com grande surpresa, e alguma perplexidade, a página 08 do “Jornal da Praia” edição 189 (1º a 15 de março de 2012). Acompanhem o texto do referido periódico:

““Nós estamos esperando pela conclusão da reforma da escola do Centro, pois eles podem precisar das salas” Acrescentou Maria Nadir (secretária municipal de educação). A professora salientou que no mesmo prédio serão anexadas duas outras salas para aulas de universidades à distância.”

A reportagem do jornal é sobre a construção da Biblioteca municipal (Ah, a famosa biblioteca!). Más por que razão esta biblioteca não foi construída assim que o NAES foi transferido para o bairro do Pinguirito? 
Por que a prefeitura deixou o prédio chegar neste estado deprimente, ao longo da atual gestão? Promessas e obras em ano eleitoral é que não falta, principalmente promessas. Quanto a ceder as salas do finado NAES para alunos da escola do centro, por que a secretária municipal de educação (que antes de ocupar o cargo de secretária foi diretora desta escola por muitos anos), não cedeu em 2010, momento em que a escola precisou de salas para implementar turmas de ensino médio nos períodos matutino e vespertino? Se não cedeu naquele ano, por que cederia neste? No presente ano, o estado de deterioração já se encontra muito avançado. Até a escola em obras é mais salubre do que aquilo que sobrou do NAES.  
Essa conversinha de ceder sala parece demagogia pré-eleitoral. A comunidade escolar poderia ter um número maior de turmas de ensino médio durante o dia caso este prédio tivesse recebido manutenção adequada ao longo destes anos. 
Naturalmente, sem boa vontade, tudo o que temos é a situação atual: promessas em ano de campanha do lado do Município, e uma escola superlotada com salas de aula funcionando em lugares improváveis e sem ensino médio no período da tarde, pelo lado do Estado.
Infelizmente, o que sobrou do prédio do NAES são escombros, guimbas de cigarro e um forte fedor de mijo, pois muitos descarados utilizam o lugar para urinar. AQUI JAZ O NAES!!


Comentários

  1. Na verdade, isso tudo parece uma estratégia da Prefeitura atual. Afinal de contas, o estado pretende municipalizar o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)com isso, pegaria o prédio da Escola do Centro, e jogaria o Ensino Médio para a Escola que está sendo construída num bairro que pouco conheço. Aí este novo prédio da Escola do Centro, passaria a ser da Prefeitura, mas o que a População tem que saber, é com a municipalização do Ensino Fundamental, todos os alunos desta área (1º ao 9º ano) passam a ser de reponsabilidade do município, aí perguntamos: O Município de Garopaba possui creches para atender toda a demanda da Educação Infantil (isto está previsto em Lei (LDB),e ainda quer abraçar mais o Ensino Fundamental? enquanto que a municipalização nada mais é que um convênio assinado entre governo estadual e governo municipal, onde o estado garante o repasse do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica)para os municípios e estes por sua vez assumiriam este projeto. Será que o FUNDEB realmente vai ser aplicado somente na Educação como prevê a Lei? Veja o que o governo do estado faz (repasse do FUNDEB para o TCU. ALESC, MP, TJSC E UDESC) e tire suas conclusões.
    Por isso o governo do Estado destrói o Plano de Carreira do Magistério Estadual, e não cumpre a Lei do Piso Salarial do Magistério.
    E novamente, chama a classe para mais uma grande GREVE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ÔNIBUS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PARA UNS SIM E PARA OUTROS NÃO?

Os estudantes de Garopaba, que precisam utilizar o transporte escolar  no período noturno com destino a Universidade Federal de Santa  Catarina (UFSC) em Florianópolis, estão indignados. E com toda a  razão. Enquanto a prefeitura disponibiliza GRATUITAMENTE cinco ônibus  diários para uma universidade privada situada em Tubarão (UNISUL) não  é capaz de disponibilizar transporte gratuito no mesmo período para a  universidade federal (pública) situada em Florianópolis. A distância  entre Garopaba e Tubarão ou Garopaba e Florianópolis são os mesmo 80  quilômetros. Por que será que a Prefeitura municipal por intermédio de  sua secretaria de educação fornece cinco ônibus de graça para os  estudantes da UNISUL e disponibiliza um único ônibus para os estudantes da UFSC, cobrando uma taxa de R$ 135,00 por mês? Este  ônibus é privado? E tem mais: este único ônibus com destino a  Florianópolis tem mais buracos que um queijo suíço e em dias de chuva  a alunada sofre com as goteiras. Dá até pra

VERDADE, VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL, SOBRE A CERVEJA.

1. A CERVEJA MATA? Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas. 2. A BEBIDA ENVELHECE? Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma ideia, se você  deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos. 3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA? Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas e psiquiatras entrevistados preferem uísque. 4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO? Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar  em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga. 5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXO

PRA DESCONTRAIR: Fio Dental o Simbolo da Democracia

Dizem que o fio dental é o maior símbolo da democracia   Por quê? - Separa a esquerda da direita. - Protege o centro. - Faz mudar o ponto de vista de cada um. - Põe o povo todo a olhar para o mesmo objetivo.