Junto a uma centena de associados, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Garopaba realizou recentemente uma pesquisa, publicando em seu jornal as constatações de seu levantamento, mais da metade dos comerciantes constatou ter vendido menos que na última temporada, enquanto 15% avaliaram um empate e somente 30% contabilizou aumento nas vendas. Em contrapartida, a secretaria municipal de turismo propagandeia um aumento de turistas nesta temporada. Ao considerarmos os dados apresentados pela CDL, uma constatação parece bastante óbvia: o público que veio à cidade neste verão tinha um poder aquisitivo menor.
Sem dúvida, a falta de estrutura e de opções no município afugenta os turistas de maior poder aquisitivo, que geram renda e possibilitam o desenvolvimento econômico.
Este é o saldo de uma política de turismo sem planejamento e sem rumo, incapaz de definir o público desejado.
Tem turista, mas tá sobrando farofeiro!
Faz tempo que os abastados trocaram nossa cidade por outras de maior estrutura e mais organizadas. A culpa disso é sem dúvida dos últimos governantes que por aqui passaram e que nada contribuiram para o progresso da cidade, ficaram preocupados em usar a máquina para empregar "amiguinhos miseráveis" e para se beneficiarem de alguma forma. Isso vale pros últimos que passaram. Traduzindo: Não é dirigido pra um só não. Vergonha, vergonha mesmo, nosso balneário a cada ano que passa pior tá ficando. Fica aqui o protesto e o alerta para os próximos governantes levarem a sério a máquina pública e trazerem gente profissional para ajudar na administração do município. "CHEGA DE ANALFABETOS" O atual é muito fraco e não tem influencia para trazer progresso, o anterior a ele era oficce boy na Assembléia Legislativa, vejam a que nível chagamos. Por isso a decadência se instalou.
ResponderExcluirGaropaba nunca teve uma política de turismo e esse mercado desenvolveu-se aqui na base do boca a boca como comprovam as pesquisas de demanda turística sa SANTUR. Ela tem potencial para transformar-se na cidade de melhor fluxo turístico durante todo o ano do litoral (ecxetuando a capital Fpólis), mas equivocadamente trabalharam todas as secretarias de turismo, quando não valorizam a rica história local, as tradições culturais, os nichos ecológicos únicos, como o inicio do maior ecossistema lagunar costeiro do mundo, as incrições rupestres, a arte local e uma infra estrutura que ao mesmo tempo que mostra ao turista, protege da destruição nossos atrativos que são muitos, mas o imediatismo dos empresários de turismo (eco turismo tem?), associados a falta de leis, políticas, fóruns, debates e a definição de uma política conjunta empresariado do setor e adm publica, será assim...chama-se período de decadência turística isso que vivemos agora, pode procurar os gráficos que estudam a vida de um destino turístico e identificar lá o que vivemos agora. Só todos juntos, puxando pro mesmo lado salva essa situação....mas quem é capaz de fazê-lo? zeno. vai como anonimo por que não me lembro senha conta google.
ExcluirHoje em Garopaba existe muitos profissionais com experiencia de mercado onde poderiam ser usados para ser feito um trabalho direcionado, mais ao contrario o poder publico continua atuando como cabide de emprego para pagar favores etc. Acredito que não só aqui como no Brasil todos nos brasileiros somos culpados por isso pois somos nos que colocamos eles no poder e quando podemos sempre queremos uma fatia do bolo.
ResponderExcluirQue os empresários de Garopaba possam se unir por um trabalho consciente, e menos individualista na busca de uma Garopaba não só de veraneio mais sim GAROPABA O ANO INTEIRO.
Estou comentando apenas para parabenizar o cidadão embora anônimo que comentou o texto, FALOU TUDO, foi pontual, o Carlinhos todos sabiamos noque daria, office boy na assenbléia,foi o fim. o Luis eu tinha boas espectatívas,mas sua "estrutura" governamental, os que mamam, é muito grande e estes jamais o abandonarão. É uma pena um balneário tão lindo e ímpar nas mãos de gente competente e sem compromissos pra empregar esse ou aquele, poderia trazer turistas com muita grana e consequentemente mas dinheiro para nos garopabenses
ResponderExcluir