Em nossas praias não é
difícil encontrar placas proibindo a presença de animais, o que normalmente é
respeitado pelos donos. Todavia, o problema parece sem solução quando
encontramos cães, em grande número, dividindo o espaço com banhistas, turistas
e moradores em geral – nas praias e ruas do município. A foto enviada por um
leitor do blog, tirada durante a última temporada e nos enviada esta semana, ilustra
bem o quadro vivenciado cotidianamente em Garopaba. Além do risco de um
possível ataque, estes animais podem transmitir doenças relacionadas a fungos
(micoses), vermes e raiva. A areia e a umidade da praia também colaboram para a
disseminação de doenças. O número de cães abandonados em Garopaba é um absurdo,
mas quem os abandona? As pessoas. Muitas delas adquirirem um filhote por sua
aparência, mas esquecem de que animais domésticos necessitam de muitos cuidados
e atenção, que muitas vezes elas não têm como dar. É preciso pensar muito bem
antes de adquirir um cachorro, para que ele não acabe abandonado. Os humanos,
ditos “racionais”, agem irracionalmente abandonando suas mascotes à própria
sorte, em muitos casos, submetendo-as ainda a maus tratos. A situação beira a
calamidade em Garopaba, e o descaso com a situação é alarmante. Faltam
políticas públicas eficientes que objetivem o controle populacional e o
bem-estar de cães e gatos na cidade. A esterilização ou recolhimento dos
animais são obviamente medidas a serem discutidas pelo poder público junto à
população, mas sem a educação dos munícipes as referidas ações terão apenas
efeito paliativo. É importantíssimo identificar e penalizar os responsáveis
pelo abandono dos animais, afinal já é caso de saúde pública. O melhor amigo do
homem não merece este tratamento, assim como a população também deve ter
resguardado o seu direito a saúde e a segurança. Cada cachorro no quintal de
seu respectivo dono, não solto nas ruas! Do jeito que está não pode continuar!
Os estudantes de Garopaba, que precisam utilizar o transporte escolar no período noturno com destino a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, estão indignados. E com toda a razão. Enquanto a prefeitura disponibiliza GRATUITAMENTE cinco ônibus diários para uma universidade privada situada em Tubarão (UNISUL) não é capaz de disponibilizar transporte gratuito no mesmo período para a universidade federal (pública) situada em Florianópolis. A distância entre Garopaba e Tubarão ou Garopaba e Florianópolis são os mesmo 80 quilômetros. Por que será que a Prefeitura municipal por intermédio de sua secretaria de educação fornece cinco ônibus de graça para os estudantes da UNISUL e disponibiliza um único ônibus para os estudantes da UFSC, cobrando uma taxa de R$ 135,00 por mês? Este ônibus é privado? E tem mais: este único ônibus com destino a Florianópolis tem mais buracos que um queijo suíço e em dias de chuva a alunada sofre com as goteiras. Dá até pra
O melhor de tudo é que os irresponsáveis abandonam os bichinhos nas ruas e a prefeitura é que tem que se virar, falta é educação pra esse povinho.
ResponderExcluirVocê disse que as placas são normalmente respeitadas pelos donos??? Então você não vai à praia, porque normalmente não são respeitadas. É um absurdo a quantidade de gente que leva cachorro para passear, correr ou brincar na praia. A maioria dos cachorros que vejo na praia tem dono sim e eles estão juntos, isso também é muita falta de educação. Seria bom fazer uma campanha para conscientizar esse povo que se diz educado.
ResponderExcluirVeja bem, preferível o cachorro, com dono, na praia, com os devidos cuidados (vacinas em dia, fezes recolhidas, etc) do que abandonados à própria sorte como existem aos montes aí nas praias da Garopaba.
ResponderExcluirNão mesmo cachorro é cachorro. Ou pode ou não pode, a Lei é uma só.
ResponderExcluirPorque e que a policia entao nao vigora a lei? Isso e problema da prefeitura, de ver um cao abandonado e investigar de onde veio. Que tao fazendo os policiais, dormindo? ou tomando cachassa? Absolutamente ridiculo isso. Alias, as madames que tem cachorro e os homens tambem, os bichinhos cagam e deixam a bosta no meio da areia pra todo mundo pisar...pessoas que nao sao civilizadas, da vontade de fazer eles comerem...afinal sao eles que compram comida pro bichinho, que comam ela depois de processada por eles.
ResponderExcluirO pior sao as pessoas que nao pegam as fezes dos bichinhos, devia ter uma multa de mil reais...ai garanto que ninguem ia deixar um pedacinho na calcada, areia ou grama.
ResponderExcluirOla Claudio:
ResponderExcluirQue tal impor uma lei local de cobrar mil reais de pessoas os quais os caes cagam na praia, e nao pegam com o plastico ?
nunca vi tanta fezes de bixo. E sao donos que caminham os seus caes e nao tem a decencia de pegar a bosta do seu bichinho.
POrque e que a prefeitura nao cria uma lei pra manter a cidade LIMPA?????? eu te digo porque, porque eles mesmos devem ter madames
com caes, as quais ninguem quer pegar as fezes. E por isso viu!
Agora voces com o poder de escrever e alcancar a populacao deviam fazer campanha da multa com os bosteados que deixam as bostas de caes
na rua pra nos todos pisarmos ....NOJO TOTAL! e nao sao os locais, sao os turistas ....cobremos deles...
agradeco
A.F.
eu acho muito engraçado, como as pessoas cobram da lei...que lei? lei que so serve pra alguns...Os cães, são de responsabilidade do Estado, e osd municipios recebem mensalmente, uma verba destinada aos cães da cidade. Nos, hoje em dia, nem donos dos cães somos mais, somos guardiões de cães que são tutelados pelo estado. Quanto ao coco ,sim, cada pessoa é responsavel por recolher as fezes do seu cachorro,e isso é lei. Quem cumpre? quem cobra? E os vaaaarios cães comunitarios, sem vacinas, famintos que perambulam pela cidade? quem limpa o coco deles? Quanto a andar nas ruas e praias com os cães, só um pouquinho, o planeta é de todos, e não me parece serem os cães os responsaveis por tanta sujeira assim...Nem separar o lixo as pessoas separam, e ficam cobrando coisas sem sentido. Meu cachorro, é morador daqui igual a qualquer outro ser vivo, com direitos inclusive de ir e vir, desde que acompanhado,e acho que isso deveria aconteçer rem qualquer lugar, ate na praia, afinal, tem direitos inclusive de brincar.Aonde então, devemos passear com os cães? Ou acham que eles devem estar sempre presos? Aí, depois, não reclamem de ver cães super bravos por falta de socialização. e NOJO TOTAL, pra mim, é o verão, onde esses turistas muito mal educados, venchem nossa Garopaba com MERDA HUMANA, e não levam embora, deixam aqui, pra nos que nem saneamento temos. ISSO É NOJENTO.Se tem gente que não curte os cães, tem gente que curte. Então, ta na hora de demarcar um pedaço da praia onde a gente possa ir com eles. Cidade que nem praças publicas de qualidade, com agua, tem, quer que a gente va aonde com os cachorros??? todos tem direitos, inclusive os cães.
ResponderExcluir