Transcrevemos abaixo um e-mail recebido do leitor Sr. Johannes Cristoni:
Como um bom aventureiro, estou sempre atras aventuras e belos lugares para visitar em minhas férias. Neste ano o local escolhido foi Garopaba.
Passando por uma das mais belas trilhas de Garopaba, a trilha entre as praias do rosa e vermelha, admirei a paisagem e aproveitei para dar minha colaboração ao meio ambiente juntando latinhas de alumínio que encontrava pelo caminho.
Curti o passeio até a praia da ferrugem / barra e depois voltei pelo mesmo caminho.
Ao chegar na praia do ouvidor me deparo com aproximadamente 1500 pessoas praticando montanhismo. A principio achei legal a organização e promoção de eventos que agrupem saúde e meio ambiente, mas esta impressão durou pouco.
No trecho da trilha, entre as praias vermelha e do rosa, havia um ponto de hidratação patrocinado pela Gatorade. Três funcionários distribuíam o isotônico em copos plásticos mas não havia nenhuma lixeira para que os participantes descartassem seu lixo.
A cena que vi foi chocante: dezenas de centenas de copos espalhados pelo lindo gramado do qual eu havia com todo carinho juntado as latinhas de alumínio.
Revoltado, procurei por alguém da organização e relatei o problema com os copos.
Com um sorriso sínico e debochante ele me respondeu que haviam catadores e que todos os copos seriam recolhidos.
De fato havia um catador, que pegava os copos com uma vontade invejável (com muito ironismo na frase) mas o vento forte espalhava os copos e os levava para as pedras e para o mar.
Se eu pudesse descrever em poucas palavras, ou em um curta definição meus sentimentos na hora, seria: revolta!
Um lugar tão belo, destruído por pessoas sem escrúpulos, que acham lindo praticar esportes na natureza, mas não preservá-la.
Pouquíssimas pessoas levaram seus copos até uma lixeira muito distante do posto de distribuição do isotônico. (dava até pra contar nos dedos os copos na lixeira).
Resolvi então levar ao conhecimento público a barbaria que fez a sports do / mountain do em organizar um evento comercial, aproveitando-se da desgraça da natureza.
Por favor, se alguém souber o contato do orgao responsável pela fiscalização da natureza em Garopaba, poste em um comentário ou denuncie este fato, pelo bem do que ainda resta do que o homem destruiu.
Na hora de autorizar o evento as "autoridades" aparecem fazem média e etc... Na hora de fiscalizar todo mundo some com medo de sair mal na fita. Nesse páis, Poder Público é sinônimo de merda, não funciona em lugar algum. É fábrica poluindo, é návio petroleiro vazando óleo, é falso ecologista apoiando eventos da natureza como esse, porém na hora de fiscalizar e denunciar desaparece! Merda de pais mal educado. Muda Governo sai PSDB entra PT e a merda continua cada vez mais fedida. Chega!!!!!!!! É o meu desabafo. Eduardo de Ávila.
ResponderExcluir"Por favor, se alguém souber o contato do orgao responsável pela fiscalização da natureza em Garopaba". Amigo, órgão responsável em Garopaba, só se for a "secretaria de aterro", "secretaria da verticalização e construção dos três pisos" ou ainda a "secretaria de eliminação de cliclofaixas" (essa só funciona a noite). Cuidado com o meio ambiente, tá complicado.
ResponderExcluira Empresa q fez isto "SUJEIRA" S/relações publicas deve ter amebas na cabeça, ou merda mesmo...agora ele q limpe e a Prefeitura multe esta empresa q venda estes produtos.- jader martins.-
ResponderExcluir"secretaria de eliminação de cliclofaixas" (essa só funciona a noite).
ResponderExcluirmuito boa essa !!!!
é o que acontece quando a administração pública esta na mão de um bando de INCOPETENTES !!!
Safado, pilantra!
ResponderExcluir