Pular para o conteúdo principal

MTV fecha as portas no fim de setembro

A partir de 1º de outubro, uma carga de 33 mil fitas do tipo betacam aguardará por caminhões de mudança que irão resgatá-la do Edifício Victor Civita, no bairro do Sumaré, em São Paulo. A fitoteca terá então um novo dono. Estão ali algo em torno de 20 mil clipes, shows acústicos (incluindo o de Roberto Carlos - que nunca foi ao ar, graças ao veto da Globo) e cenas antológicas como Caetano Veloso clamando por “vergonha na cara, emetevê” durante a premiação do Video Music Brasil (VMB) de 2007.
Com a devolução da marca MTV ao grupo Viacom, o acervo do canal passa para as mãos do grupo internacional e tem destino ainda incógnito lá. “Dava até pra fazer um canal Viva de MTV, só com reprises do que tem aí, se eles (Viacom) quiserem”, sugere Zico Goes, diretor de programação com 20 anos de serviços prestados na MTV, emissora que vai fechando as cortinas. Apesar da pecha de moderninha, a MTV tem apenas 10% do acervo de 23 anos digitalizados. Ali estão todos os VMBs, todos os Acústicos MTV, a história do canal está ali, desde os programas de Rita Lee, que fazia o Teveleezão, e do Netos do Amaral, com Marcelo Tas, logo no comecinho”, conta Valter Pascotto, diretor de Operação. A quinze dias de fechar a “lojinha”, Valtinho, como é conhecido na MTV, não foi procurado por ninguém da Viacom para tratar da mudança.
A pedido da Abril e da Viacom, a negociação pela venda do acervo passou por um “pente fino”, feito pelo próprio Goes. O próprio Zico se surpreendeu com as descobertas encontradas em seu levantamento sobre o acervo. Como o primeiro show do Farofa Carioca (no qual apareceu um tal de Seu Jorge), a primeira vez que os Racionais MC falaram à TV ou a primeira entrevista de Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos após a morte de Renato Russo.
No dia 26, a MTV promove uma festa ao vivo em sua sede, no Sumaré, com shows de bandas. Funcionários, ex-empregados e amigos serão vistos circulando pelos corredores, entre comes e bebes. Será o epílogo para a transferência da marca para a Viacom, que também merecerá chamadas pelo canal. “Vamos anunciar que a MTV acaba aqui, mas continua lá”, conta Zico. Já sem medição no Ibope e departamento comercial, a emissora funciona até o dia 30, quando ex-VJs anunciarão uma série de clipes e Astrid Fontenelle, primeira a entrar no ar quando a MTV surgiu, em 1990, dará o adeus. Gravada na semana passada, a cena não terá lágrimas. “Fui muito digna”, antecipa Astrid.
Internet
Nascida num tempo em que internet ainda era uma raridade e o YouTube soava mais a ficção científica, a MTV fez as vezes de laboratório que os canais abertos não ousavam ser. Essa experimentação já não caberá na nova MTV, que passa a ser um canal pago, com alguma produção nacional, mas em menor escala que a do canal agora desativado pelo grupo Abril.
“Não será a mesma coisa porque as produções serão terceirizadas, mas eles não estão errados: isso é o certo a fazer nesse momento. É mais moderno e é economicamente mais viável”, reconhece Zico.
O papel de laboratório agora cabe à web. “Mas, sem querer ser arrogante, esse mesmo canal influenciou a própria internet”, sentencia Goes.
 (Cristina Padiglione, da Folhapress)

Comentários

  1. O canal aberto que foi porta voz da juventude das décadas de 90 e 2000 se vai mas boas lembranças vão ficar. Menos mal que na Sky vai continuar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ÔNIBUS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PARA UNS SIM E PARA OUTROS NÃO?

Os estudantes de Garopaba, que precisam utilizar o transporte escolar  no período noturno com destino a Universidade Federal de Santa  Catarina (UFSC) em Florianópolis, estão indignados. E com toda a  razão. Enquanto a prefeitura disponibiliza GRATUITAMENTE cinco ônibus  diários para uma universidade privada situada em Tubarão (UNISUL) não  é capaz de disponibilizar transporte gratuito no mesmo período para a  universidade federal (pública) situada em Florianópolis. A distância  entre Garopaba e Tubarão ou Garopaba e Florianópolis são os mesmo 80  quilômetros. Por que será que a Prefeitura municipal por intermédio de  sua secretaria de educação fornece cinco ônibus de graça para os  estudantes da UNISUL e disponibiliza um único ônibus para os estudantes da UFSC, cobrando uma taxa de R$ 135,00 por mês? Este  ônibus é privado? E tem mais: este único ônibus com destino a  Florianópolis tem mais buracos que um queijo suíço e em dias de chuva  a alunada sofre com as goteiras. Dá até pra

VERDADE, VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL, SOBRE A CERVEJA.

1. A CERVEJA MATA? Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas. 2. A BEBIDA ENVELHECE? Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma ideia, se você  deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos. 3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA? Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas e psiquiatras entrevistados preferem uísque. 4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO? Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar  em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga. 5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXO

PRA DESCONTRAIR: Fio Dental o Simbolo da Democracia

Dizem que o fio dental é o maior símbolo da democracia   Por quê? - Separa a esquerda da direita. - Protege o centro. - Faz mudar o ponto de vista de cada um. - Põe o povo todo a olhar para o mesmo objetivo.