Pular para o conteúdo principal

GAROPABA PRECISA RESPEITAR O CICLISTA E O MEIO AMBIENTE

Uma das principais razões para apoiarmos o uso da bicicleta é o de seus benefícios para o meio-ambiente.  E isto vai além da questão da redução das emissões de gases poluentes pelos veículos automotores.
Também não esqueçamos a questão do menor uso do solo, tanto para a circulação na via pública, quanto também para os estacionamentos públicos, privados e residenciais. O uso de meios alternativos de transporte é incentivado em todo o mundo desenvolvido. Na Alemanha, França, Holanda e Dinamarca, a bicicleta está entre os mais importantes meios de locomoção, jamais esquecida em qualquer projeto urbano. Em Paris e Amsterdã, temos 400 km de ciclovias disponíveis. Em Munique, Alemanha, são 1400 km de ciclovias. Em Nova York, EUA, são quase 500 km. A terça parte da população de Copenhague na Dinamarca anda sobre duas rodas. Na América Latina, Bogotá, na Colômbia tem 350 km de ciclovias, e o Rio de Janeiro, na última administração municipal, viu sua rede de ciclovias subir para 270 km. As olimpíadas de Londres, 2012, distribuirão 54 medalhas apenas em competições de ciclismo. O Brasil já é o 5º maior consumidor mundial de bicicletas.
44% de nossas bicicletas estão na região sudeste.

Em Porto Alegre (RS), a prefeitura iniciou as obras da ciclofaixa da avenida Icaraí. Ao todo, ela terá 1,7 km de extensão, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar, no sentido bairro-centro, localizada ao lado direito da via, junto ao meio-fio e segregada por tachões. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari "a cidade e a prefeitura estão dedicadas em transformar a bicicleta numa alternativa de transporte" (leia na íntegra em: http://sul21.com.br/jornal/2012/04/prefeitura-da-inicio-as-obras-da-ciclofaixa-da-avenida-icarai/). A prefeitura da capital gaúcha preocupa-se em ampliar o número de ciclofaixas e ciclovias na cidade, acompanhando uma tendência mundial.
Ainda na grande Porto Alegre, em Sapiranga, com quase 80 mil habitantes, temos mais bicicletas do que automóveis.

Bem pertinho daqui, em Palhoça, na avenida Elza Lucchi, uma das principais do centro do município existe uma ciclofaixa totalmente sinalizada. Em Florianópolis, ao longo de toda a avenida Beira Mar
norte, a ciclovia incorporou-se a um dos mais importantes cartões-postais da cidade. Já em Blumenau, no Vale do Itajaí, temos mais de 40 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias. Esta opção de
mobilidade urbana é também uma opção por desenvolvimento sustentável e trânsito mais humano. Por que em Garopaba se pensa diferente? Por quais motivos somos forçados a andar na contramão da história?

No ano de 2006, foi inaugurado o primeiro trecho de ciclofaixa da história de Garopaba. Sua criação atendeu a uma decisão da edição municipal da Conferência das Cidades. Seu trajeto percorria a principal via do centro, a Rua Prefeito João Orestes de Araújo.
Entretanto, em 2009, o recém empossado prefeito Luiz Nestor, que não utiliza bicicleta para trabalhar, extinguiu esta ciclofaixa pioneira, que atendia boa parte da população e veranistas. Só pra variar um pouquinho, a decisão do prefeito foi arbitrária, nenhuma consulta popular foi previamente realizada e o povo foi ignorado 100%. Já era uma amostra do que viria pela frente...

Do “ilustre” político em tom reticente: “ – Vamos fazer um estudo”, na intenção de esfriar os ânimos e corrigir a enorme mancada de ter retirado a ciclofaixa.O resultado foi desastroso para os entusiastas
das duas rodas: Garopaba perdeu a ciclofaixa de sua principal rua e ganhou, muito tempo depois, alguns quilômetros de ciclofaixa por onde não passa ninguém. É uma pena que nem todos os  governantes estejam conscientes da necessidade do uso das bicicletas no cotidiano das cidades. Em ano eleitoral, podem preparar seus ouvidos para todo tipo de baboseira e promessa falcatrua. Não se espantem se uma das promessas for a de implantar mais ciclofaixas. O que não falta no mercado é político “preparado” ... para ludibriar o povo com promessas fajutas! Errar é humano, repetir o erro é...

Para quem ainda tem dúvida em relação à importância de se priorizar um transporte mais humano e ecologicamente consciente, aqui vão algumas das vantagens das bicicletas sobre outros meios de locomoção:
•       Preço acessível;
•       Baixo custo de manutenção;
•       Baixo impacto sobre o meio ambiente;
•       Melhoria da saúde dos usuários - bem estar físico e mental,
•       É ao mesmo tempo, um meio de transporte e de lazer;
•       Não requer combustível;
•       Em congestionamento ou de interrupção de tráfego, o ciclista
encontra meios de prosseguir sua viagem;
•       Menor necessidade de espaço público;
•       O custo da infra-estrutura para bicicletas é muito inferior: menor espaço viário e estacionamento, capacidade de suporte da pavimentação, sem falar em sinalização e controle.

É hora de refletir que tipo de desenvolvimento queremos. Em 2012 não eleja políticos falastrões e inimigos das bicicletas e do meio ambiente!! Queremos uma Garopaba cada vez mais verde, limpa, saudável e sustentável!

Comentários

  1. A ciclofaixa que havia na avenida principal, nem de longe era uma unanimidade entre os moradores. Muito estreita, chegou a provocar vários acidentes e no verão era perigosíssima pois os pedestres andavam por ela. Não me parece que uma via para ciclistas deva estar justamente sobre sua principal avenida. A coclo faixa hoje existente é bem mais útil e pode-se transitar por ela com segurança. No caso da ampliação dessas vias deveria-se pensar em localiza-las em ruas periféricas e não nas de maior movimento.

    ResponderExcluir
  2. Curiosamente, muitos acidentes ocorreram APÓS a retirada da ciclofaixa. Entendendo-se a bicicleta como meio de transporte, a via para ciclistas deve sim passar pelas ruas mais importantes da cidade, onde o cidadão desenvolve suas atividades de lazer e trabalho. Que cabimento tem uma ciclofaixa que não passa por nenhuma área de interesse? A remoção da ciclofaixa foi um grande retrocesso para Garopaba.

    ResponderExcluir
  3. A Ciclo-faixa hoje existente é uma porcaria. A antiga era bem melhor. No novo trajeto, na rua Dr. Elmo Kinsenski (a rua da pousada das palmeiras)o calçamento é de pedra. Quando pedalo por lá, a bike trepida pra valer, é só solavanco. Minha bolsa escrotal bate contra o selim o tempo todo, provocando uma sensação muito desagradável. Só quem tem testículos e bicicleta entende esta horrível sensação.

    ResponderExcluir
  4. a cidade inteira precisa de ciclofaixas e ciclovias...Precisamos de Km de vias para bicicleta em TODA a cidade e não apenas em 1 ou 2 ruas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ÔNIBUS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PARA UNS SIM E PARA OUTROS NÃO?

Os estudantes de Garopaba, que precisam utilizar o transporte escolar  no período noturno com destino a Universidade Federal de Santa  Catarina (UFSC) em Florianópolis, estão indignados. E com toda a  razão. Enquanto a prefeitura disponibiliza GRATUITAMENTE cinco ônibus  diários para uma universidade privada situada em Tubarão (UNISUL) não  é capaz de disponibilizar transporte gratuito no mesmo período para a  universidade federal (pública) situada em Florianópolis. A distância  entre Garopaba e Tubarão ou Garopaba e Florianópolis são os mesmo 80  quilômetros. Por que será que a Prefeitura municipal por intermédio de  sua secretaria de educação fornece cinco ônibus de graça para os  estudantes da UNISUL e disponibiliza um único ônibus para os estudantes da UFSC, cobrando uma taxa de R$ 135,00 por mês? Este  ônibus é privado? E tem mais: este único ônibus com destino a  Florianópolis tem mais buracos que um queijo suíço e em dias de chuva  a alunada sofre com as goteiras. Dá até pra

VERDADE, VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL, SOBRE A CERVEJA.

1. A CERVEJA MATA? Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas. 2. A BEBIDA ENVELHECE? Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma ideia, se você  deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos. 3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA? Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas e psiquiatras entrevistados preferem uísque. 4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO? Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar  em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga. 5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXO

PRA DESCONTRAIR: Fio Dental o Simbolo da Democracia

Dizem que o fio dental é o maior símbolo da democracia   Por quê? - Separa a esquerda da direita. - Protege o centro. - Faz mudar o ponto de vista de cada um. - Põe o povo todo a olhar para o mesmo objetivo.