Pular para o conteúdo principal

ACIDENTE COM ÔNIBUS : É MELHOR PREVENIR OU REMEDIAR?





Na última quinta-feira, 23/08, o acidente ocorrido com o ônibus da empresa “Expresso Garopaba”, transportando estudantes a serviço da prefeitura, trouxe à tona um velho e conhecido problema vivenciado pelos garopabenses: transporte e mobilidade urbana.

O acidente ocorreu por volta das 22:30min., no bairro do Ambrósio, quando o veículo apresentou falha mecânica e, desgovernado saiu violentamente da pista. Apesar do enorme susto, felizmente, não houve dano físico a nenhum dos ocupantes do coletivo.
Neste jogo dos sete (ou mais) erros, a própria fotografia que ilustra a matéria, nos ajuda a encontrar o primeiro: onde está o acostamento da pista? Este é o primeiro item de segurança ser analisado. Aliás, na imagem não se vê calçada, acostamento ou ciclofaixa. É falta de segurança para pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros.

Estes estudantes deveriam estar utilizando ônibus modernos, dotados de todo equipamento de segurança. Mas que transporte estes estudantes secundaristas, que se dirigiam ao Ambrósio, foram compelidos a utilizar? Um veículo que beira os vinte anos de idade, sem cinto de segurança ou qualquer adaptação para o uso de deficientes físicos. Algo inadmissível tratando-se de transporte público ou escolar.
Será que o ônibus passou por revisões periódicas e sofreu a devida manutenção? Certamente, revisões e manutenções constantes e bem feitas tendem a minimizar o risco de acidentes, como o acontecido na semana passada.

Garopaba é um município que não privilegia o transporte coletivo, bicicletas ou pedestres. Se contrapondo às necessidades do nosso tempo, em Garopaba impera um despropósito grave: quanto mais ecológico pior. Por aqui, quem depende do transporte público, desde muito jovem aprende que sofrerá com a aspereza do ineficiente serviço prestado. As paradas de ônibus se acham em péssimo estado de conservação (e com chuva, piora). Os horários são escassos. É bom não ter compromisso após as 22:35, do contrário você pode não conseguir voltar pra casa. Para quem mora na Costa do Macacu, Siriú ou Gamboa, a situação piora (e muito). A frota de veículos é muito antiga e mal conservada. O desconforto aumenta por volta das 13:30min., quando cada ônibus se transforma numa gigantesca lata de sardinhas. Pela má qualidade do serviço, a tarifa sai cara. Tem-se a nítida impressão de que a cidade só precisa de ônibus na alta temporada para servir aos turistas, enquanto no resto do ano o povo que se arranje: que junte dinheiro para comprar um carro.

Felizmente, nossos estudantes passaram por um susto apenas. Em meio a esta sucessão de trapalhadas, o que as “autoridades competentes” têm a declarar? Por que a empresa “Expresso Garopaba” opera nestas condições, prejudicando a qualidade de vida e colocando em risco a população? Para sanar (ou minorar) o problema, seria o momento de culpar as administrações anteriores ou de tomar alguma providência? Já não houve tempo suficiente para isso? Ou precisaremos de acidentes fatais para que algo seja feito neste sentido?

DO JEITO QUE ESTÁ NÃO PODE CONTINUAR!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÔNIBUS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PARA UNS SIM E PARA OUTROS NÃO?

Os estudantes de Garopaba, que precisam utilizar o transporte escolar  no período noturno com destino a Universidade Federal de Santa  Catarina (UFSC) em Florianópolis, estão indignados. E com toda a  razão. Enquanto a prefeitura disponibiliza GRATUITAMENTE cinco ônibus  diários para uma universidade privada situada em Tubarão (UNISUL) não  é capaz de disponibilizar transporte gratuito no mesmo período para a  universidade federal (pública) situada em Florianópolis. A distância  entre Garopaba e Tubarão ou Garopaba e Florianópolis são os mesmo 80  quilômetros. Por que será que a Prefeitura municipal por intermédio de  sua secretaria de educação fornece cinco ônibus de graça para os  estudantes da UNISUL e disponibiliza um único ônibus para os estudantes da UFSC, cobrando uma taxa de R$ 135,00 por mês? Este  ônibus é privado? E tem mais: este único ônibus com destino a  Florianópolis tem mais buracos que um queijo suíço e em dias de chuva  a alunada sofre com as goteiras. Dá até pra

VERDADE, VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL, SOBRE A CERVEJA.

1. A CERVEJA MATA? Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas. 2. A BEBIDA ENVELHECE? Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma ideia, se você  deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos. 3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA? Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas e psiquiatras entrevistados preferem uísque. 4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO? Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar  em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga. 5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXO

PRA DESCONTRAIR: Fio Dental o Simbolo da Democracia

Dizem que o fio dental é o maior símbolo da democracia   Por quê? - Separa a esquerda da direita. - Protege o centro. - Faz mudar o ponto de vista de cada um. - Põe o povo todo a olhar para o mesmo objetivo.