"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade"
(Leonardo da Vinci, 1452-1519).
Como podemos ver, há cinco séculos já havia a preocupação com os animais. Em pleno século 21, bem debaixo do nosso nariz, estas imagens produzem revolta e tristeza. Esperamos que o respeito à vida, seja lá como ela for, atinja logo a todas as consciências, pois aquele que não é capaz de amar os animais é incapaz de amar a seu próprio semelhante.
Para pensar:
“A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem. A compaixão por todos os seres vivos é a prova mais firme e segura da conduta moral.”
Arthur Schopenhauer (1788-1860)
“O homem implora a misericórdia de Deus, mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder.”
Siddhartha Gautama (563-483 a.C).
“Se vires o jumento ou o boi de teu irmão caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.”
Deuteronômio 22:4
“Se você pega um cachorro faminto e o torna próspero, ele não morderá você. Esta é a principal diferença entre um cachorro e um homem.”
Mark Twain (1835-1910)
Comentários
Postar um comentário